Bagé decreta situação de calamidade pública em decorrência da chuvarada

Segundo a Prefeitura de Bagé, a Defesa Civil recebeu mais de 15 chamados ontem, entre alagamentos, destelhamentos e até desabamento de estrutura.

A Prefeitura de Bagé decretou, nesta terça-feira (14), situação de calamidade pública em decorrência das chuvas.

De acordo com dados do Daeb (Departamento de Água, Arroios e Esgotos de Bagé), durante a segunda-feira (13) foram registrados 54,2 mm, somando um acumulado de 153,1 mm no mês de setembro.

Segundo a prefeitura, a Defesa Civil recebeu mais de 15 chamados ontem, entre alagamentos, destelhamentos e até desabamento de estrutura.

“As precipitações foram muito superiores à capacidade de drenagem e, com isso, alguns transtornos aconteceram. Estamos decretando calamidade pública municipal e fazendo o pedido para que o estado avalie a mesma possibilidade. Estamos tomando todas as medidas necessárias, porém precisamos de um tempo para que as águas baixem e que as ruas deem acesso aos equipamentos para que a situação possa ser revertida”, informou Mário Mena Kalil, o prefeito em exercício.

O secretário da Smasi, Graziane Lara, disponibilizou a estrutura do Albergue Municipal e lembrou que o ginásio Militão estará à disposição para receber desabrigados, se necessário.

Na área rural, de acordo com o secretário João Pedro Finger, diversas estradas foram afetadas, entre elas a da Serrilhada, da Igrejinha, da Arvorezinha, de Palmas e de Joca Tavares.

“Estamos realizando o levantamento das áreas mais críticas e já começamos as intervenções. Pedimos a paciência de todos os atingidos que vamos chegar em todos os locais, dentro das possibilidades que o tempo nos permitir”, explicou.

De acordo com o secretário da Seinfra, Everton Kaupe, o planejamento da Secretaria já está pronto para, nas próximas semanas, intensificar os reparos.

“Prioridade será a recuperação das ruas mais atingidas com as chuvas. Temos uma área extensa a atender, mas assim que firmar o tempo seguiremos trabalhando”, garantiu.