Acendimento da Chama Crioula marca início da Semana Farroupilha

O ato deu oficialmente início às atividades alusivas aos Festejos Farroupilhas 2021, que seguem até o dia 20 de setembro no Rio Grande do Sul. 

A Chama Crioula, um dos símbolos do tradicionalismo gaúcho, foi acesa durante solenidade no Palácio Piratini nesta terça-feira (14).

O ato deu oficialmente início às atividades alusivas aos Festejos Farroupilhas 2021, que seguem até o dia 20 de setembro no Rio Grande do Sul.  O momento teve a presença do governador Eduardo Leite e de integrantes do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG).

Depois do acendimento da Chama Crioula no Palácio Piratini, um grupo de 17 cavalarianos da 1ª Região Tradicionalista realizou uma cavalgada pelas ruas de Porto Alegre que levou a centelha retirada da chama para a Assembleia Legislativa, QG da Brigada Militar, Paço Municipal, Palácio da Polícia, Loja Maçônica e para a Câmara de Vereadores.

Festejos 

Os Festejos Farroupilhas englobam a totalidade de ações comemorativas ao Dia do Gaúcho e, neste ano, têm a finalidade de homenagear e comemorar o bicentenário de nascimento de Anita Garibaldi.

O tema “Caminhos de Anita” é uma homenagem aos caminhos percorridos por Anita e à sua bravura no contexto da Revolução Farroupilha.

De 14 a 20 de setembro, a programação inclui apresentações virtuais, por conta da pandemia, desfiles com um número reduzido de cavalarianos e diversas ações culturais, como o Concurso Literário Festejos Farroupilhas 2021 – Caminhos de Anita.