Sistema 3As de Monitoramento: Gabinete de Crise emite Avisos para 17 regiões do RS

O aviso é o primeiro passo do Sistema 3As de Monitoramento, com o qual o governo do Estado gerencia a pandemia no Rio Grande do Sul.

Após um período de quase 15 dias sem emitir nenhuma recomendação relacionada à covid-19, o Gabinete de Crise anunciou, nesta quarta-feira (4), a emissão de Avisos para 17 das 21 regiões Covid do Rio Grande do Sul.

O aviso é o primeiro passo do Sistema 3As de Monitoramento, com o qual o governo do Estado gerencia a pandemia no Rio Grande do Sul. A reunião foi coordenada pelo vice-governador Ranolfo Vieira Júnior.

Segundo o governo do Estado, os novos Avisos decorrem da constatação de que houve um aumento de novas hospitalizações, identificadas pelo sistema Sivep Gripe.

Das 21 regiões Covid, apenas Capão da Canoa, Novo Hamburgo, Santa Rosa e Taquara não receberam nenhuma notificação do Estado.

As regiões que receberam Avisos são Santa Maria, Uruguaiana, Canoas, Guaíba, Porto Alegre, Santo Ângelo, Cruz Alta, Ijuí, Palmeira das Missões, Erechim, Passo Fundo, Pelotas, Bagé, Caxias do Sul, Cachoeira do Sul, Santa Cruz do Sul e Lajeado.

Conforme o governo do Estado, no acumulado da semana, o Rio Grande do Sul registrou um aumento de 102,7% no número de hospitalizações. Em 24 de julho, o Estado apresentava 7,3 novas hospitalizações acumuladas em 7 dias para cada 100 mil habitantes, e na terça-feira (3) esse número estava em 14,8.

As quatro regiões que não receberam nem Avisos nem Alertas foram as únicas sem aumento no número de novas internações.