Semana começa com instabilidade, chuva e queda de temperatura no RS

Clima típico de verão está com horas contadas, indica a previsão do tempo. O tempo começa a mudar nesta segunda-feira (23).

O domingo (22) foi de sol e muito calor em todo o Rio Grande do Sul. Mas o clima típico de verão está com horas contadas. O tempo começa a mudar nesta segunda-feira (23), por influência de uma nova frente fria, combinada a um sistema de baixa pressão atmosférica.

A nebulosidade aumenta em toda a fronteira com o Uruguai e a chuva deve predominar durante o dia. As condições meteorológicas são favoráveis para pancadas de chuva com trovoadas isoladas. Já na maior parte do Estado, tem sol com variação de nuvens ao longo do dia.

Na região Central e em Porto Alegre a chuva só chega à noite, mas as nuvens aumentam também e não se descarta o risco de chuva forte no fim do dia.

Na terça (24), tem previsão de chuvas que podem ser eventualmente fortes no Sul, na Campanha e parte da Fronteira Oeste. Nestas áreas não se descartam temporais isolados. Ao longo da tarde, as instabilidades vão se espalhando pelo Oeste e Noroeste gaúcho, com pancadas de chuva e possíveis trovoadas.

Na quarta (25), as instabilidades se espalham e ao longo do dia a chuva vai tomando conta do Estado com previsão de volumes mais expressivos e potencial para temporais em grande parte do Rio Grande do Sul. As instabilidade são motivadas por um novo sistema de baixa pressão atmosférica e que dá origem a um ciclone extratropical. Uma nova frente fria se forma durante a madrugada de quinta-feira.

Os maiores acumulados são previstos para o sul gaúcho e entre o litoral sul, a região de Pelotas e a Campanha gaúcha. A previsão é de cerca de 100mm.

Queda de temperatura

As temperaturas vão cair no Rio Grande do Sul nos próximos dias. A queda já começa nesta segunda-feira por causa da nebulosidade e da chuva. Mas, na quarta-feira, uma massa de ar polar avança. Para a madrugada de sexta-feira, 27 de agosto, já há expectativa de geada na região da Campanha.