RS chega a 66 casos da variante delta do coronavírus

A Fiocruz confirmou a ocorrência de 14 novos casos da variante delta do coronavírus no Rio Grande do Sul.

A Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) confirmou a ocorrência de 14 novos casos da variante delta do coronavírus no Rio Grande do Sul.

A informação chegou nesta quinta-feira (19) ao Cevs (Centro Estadual de Vigilância em Saúde ). A confirmação é realizada por meio de sequenciamento genético completo, que define, de forma 100% precisa, as variantes das amostras.

“Com isto, são 66 casos confirmados da cepa de origem indiana no Estado e 95 prováveis aguardando confirmação, totalizando 161 amostras”, ressaltou o governo do Estado.

Também aparecem agora na lista de municípios com casos confirmados Capão da Canoa, Carlos Barbosa, Guaíba, Novo Hamburgo, Panambi e Viamão.

De qualquer forma, o especialista em saúde do Cevs, Richard Steiner Salvato, reitera que a delta está em circulação no Estado de forma autóctone (transmissão comunitária, sem que possa definir a origem da infecção) há quase um mês.

O Cevs declarou esse tipo de transmissão da variante em 24 de julho. “Então ela já pode estar em qualquer município. As medidas de proteção como uso de máscaras, álcool gel, evitar aglomerações e diminuir as exposições continuam vigentes”, alertou Salvato.

Entre os casos sequenciados nesta última leva pela Fiocruz, o laboratório ainda identificou uma amostra da variante Alpha (B.1.1.7), que teve o primeiro registro no Reino Unido. O paciente com esta cepa é residente de Caxias do Sul.

A amostra foi coletada ainda em maio e referia-se a um dos dois casos que já estavam registrados no painel da Vigilância Genômica da Secretaria da Saúde (SES).

“Parece se tratar de um caso isolado, como foi visto também em Pelotas em fevereiro, pois se houvesse uma disseminação minimamente expressiva nós iríamos identificar nas nossas análises”, garantiu Salvato.

Variante tomando espaço

Nesta quinta-feira (19/8), a porcentagem da variante delta em relação à variante gamma identificadas na última semana está em aproximadamente 18%. A gamma (P.1) surgiu no Amazonas e é predominante no Estado desde o início de março. No início do mês de agosto, essa porcentagem estava variando entre 10% e 15%.

De acordo com Salvato, a delta está tomando um espaço importante, mas mais lenta do que ocorreu em outros países da Europa e nos Estados Unidos, onde, após cinco semanas da identificação, essa variante já representava a maioria das amostras analisadas.

A diferença desses países analisados para o Brasil, e mais especificamente o território gaúcho, é que aqui predomina a gamma.

Municípios com casos confirmados de delta:

Alvorada, Canoas, Capão da Canoa, Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Estância Velha, Esteio, Garibaldi, Gramado, Guaíba, Nova Bassano, Novo Hamburgo, Panambi, Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre, Santa Maria, Santana do Livramento, São José dos Ausentes, São Leopoldo, Sapucaia do Sul e Triunfo.