Rio Grande do Sul terá domingo de sol e temperaturas elevadas

A previsão indica que as temperaturas devem passar dos 30°C em várias regiões gaúchas e, inclusive, em Porto Alegre. Apenas na Região Sul, as máximas ficam próximas a 25°C.

O calor vai voltar a dar as caras no Rio Grande do Sul neste domingo (22) após um sábado de chuva e instabilidade. As temperaturas elevadas serão motivadas por uma mudança na direção dos ventos. A previsão indica que as temperaturas devem passar dos 30°C em várias regiões gaúchas e, inclusive, em Porto Alegre. Apenas na Região Sul, as máximas ficam próximas a 25°C.

Neste domingo, o ingresso de ar quente que vem da parte Centro-Oeste do Brasil favorecerá a ocorrência de temperaturas elevadas. O sol deve predominar em quase todo o Estado. Apenas na Campanha e na Região Sul permanecerá a possibilidade de chuvas isoladas.

As maiores temperaturas devem ser registradas na região Noroeste, com máxima de 35°C em Santa Rosa; 33°C em São Luiz Gonzaga e 31°C em Cruz Alta. As mínimas nestas cidades variam entre 17°C e 19°C. Mas o calorão fora de época não fica restrito às regiões mais baixas. Na Serra, as temperaturas se ficam em 29°C em Caxias do Sul e Gramado.

Na região metropolitana, faz muito calor e haverá grande amplitude térmica, ou seja, a diferença entre mínima e máxima. Porto Alegre deve ter mínima de 19°C e 34°C de máxima. No Sul e na Campanha é que as instabilidades causadas por uma frente quente (ou seja que está antecipando o calor nas outras regiões) prosseguem. Máxima de 24°C em Rio Grande, Bagé e Jaguarão. As mínimas variam entre 10°C e 15°C.

Entre a segunda (23) e a quarta-feira (25), a presença de um cavado, uma área de baixa pressão alongada, e a propagação de uma frente fria manterão a nebulosidade e as pancadas de chuva na maioria das regiões do Estado. Com isso continua o alerta de chuva forte e a possibilidade de temporais isolados no Rio Grande do Sul durante esse período.