Porto Alegre: Obra do DMAE vai deixar bairro Vila Nova sem água nesta quinta-feira

A obra estava programada para essa quarta-feira (18), mas foi adiada devido à chuva.

O DMAE (Departamento Municipal de Água e Esgotos) vai executar nesta quinta-feira, 19, o serviço de setorização da rede de água do subsistema Cascatinha – Catumbi. A obra estava programada para essa quarta-feira (18), na rua Ângelo Passuelo esquina da avenida Vicente Monteggia, na zona sul. A mudança foi necessária devido à chuva.

O abastecimento de água será interrompido por cerca de 12 horas para uma parte da Vila Nova, a partir das 11h. A previsão é normalizar durante a madrugada de sexta-feira, 20. As atualizações podem ser acompanhadas pelo Twitter do DMAE.

Normalização e aspecto da água

Após a conclusão dos serviços, a água não retorna de imediato, diferente da energia elétrica, que é quase instantânea. Leva um tempo até os reservatórios das estações acumularem nível suficiente para, então, retomarem o bombeamento para a rede pública.

O abastecimento pode demorar mais a normalizar nas partes elevadas e nas pontas da rede distribuidora. Além disso, a pressão da água, ao retornar, pode desprender micropartículas inertes e não prejudiciais à saúde que eventualmente estejam nas paredes internas da canalização, alterando a transparência do líquido. Se isso ocorrer, solicite lavagem da rede ou do ramal predial pelo telefone156, opção 2.