Morre, aos 84 anos, o ator e diretor Paulo José

Paulo José Gómez de Souza nasceu em Lavras do Sul e foi um dos maiores nomes da dramaturgia brasileira, como ator e diretor.

O Brasil perdeu o ator e diretor Paulo José, aos 84 anos. Ele estava internado há 20 dias e faleceu, nesta quarta-feira (11), em decorrência de uma pneumonia. A informação foi confirmada pela TV Globo. Ele deixa esposa e quatro filhos: Ana, Bel e Clara Kutner, de seu relacionamento com a atriz Dina Sfat (1938-1989), além Paulo Henrique Caruso.

Paulo José Gómez de Souza nasceu em Lavras do Sul, interior do Rio Grande do Sul, em 20 de março de 1937. Teve o primeiro contato com o teatro ainda na escola, iniciando a carreira no teatro amador anos mais tarde, em Porto Alegre. No início dos anos 1960, Paulo José foi morar em São Paulo e começou a trabalhar no Teatro de Arena, onde exerceu diferentes funções. A primeira peça em que trabalhou como ator foi “Testamento de um Cangaceiro”, de Chico de Assis, em 1961.

Logo depois foi para a TV, onde atuou na novela “Véu de Noiva”, de Janete Clair, em 1969. Foi apenas o primeiro trabalho dele para a emissora do Rio de Janeiro. Ao longo de mais de 60 anos de carreira, atuou em mais de 20 novelas e minisséries para a Globo. Em 1993 foi diagnosticado com o Parkinson, depois de uma maratona de três dias sem dormir para gravar um especial da Globo. Ele conviveu com a doença por mais de vinte anos, sem se deixar abalar pelos tremores. Poucos anos depois, descobriu ser portador de um enfisema pulmonar, provavelmente causado pelo fumo, que nunca abandonou.

Mesmo com a carreira consolidada na TV, Paulo José nunca abandonou o teatro e o cinema. Participou de filmes importantes na história do cinema brasileiro, como “Macunaíma” (1969) e “Todas as Mulheres do Mundo” (1966). Seu último grande papel no cinema foi em “O Palhaço”, dirigido por Selton Mello em 2011.

Sua última e mais emocionante aparição na TV foi como o vovô Benjamin na novela ‘Em Família’ (2014), de Manoel Carlos. Ele era o pai de Virgílio (Humberto Martins) e, como na vida real, seu personagem sofria de mal de Parkinson.