INMET emite aviso para ocorrência de tempestades no Rio Grande do Sul nesta sexta-feira

Conforme o INMET, há possibilidade de chuvas intensas sobre o Estado, acompanhadas de rajadas de vento e até queda de granizo.

O INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) publicou aviso para a possibilidade de tempestades no Estado nesta sexta-feira (20). O motivo é o avanço de uma frente fria, que trará chuva para quase todo o Rio Grande do Sul. A advertência é do nível amarelo, o segundo mais baixo na escala usada pelo órgão de previsão do tempo brasileiro.

Conforme o órgão, há possibilidade de chuvas intensas sobre o Estado, com acumulados de até 50 milímetros ao final do dia. Também podem ocorrer ventos, de 40 a 60 km/h, além de queda de granizo. O INMET ainda aponta que há risco baixo de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.

O alerta do INMET é reforçado pelo CPTEC (Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos). De acordo com órgão, há risco para tempestades nas regiões Central, Sul, da Lagoa dos Patos, Metropolitana, Serra e Litoral Norte nesta sexta-feira.

Entenda o alerta

Aviso de: Tempestade
Grau de severidade: Perigo Potencial
Início: 20/08/2021 00h00min
Fim: 20/08/2021 23h59min

INMET publica aviso iniciando em: 20/08/2021 00:00. Chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h), e queda de granizo. Baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos.

Áreas afetadas

Rio Grande do Sul

Sudoeste Rio-grandense, Noroeste Rio-grandense, Centro Ocidental Rio-grandense, Metropolitana de Porto Alegre, Sudeste Rio-grandense, Nordeste Rio-grandense, Centro Oriental Rio-grandense.

Santa Catarina

Sul Catarinense

Instruções

  • Em caso de rajadas de vento: não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas.
  • Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
  • Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).