Hospital Nossa Senhora das Graças realiza procedimento neurocirúrgico inédito em Canoas

Segundo o Hospital Nossa Senhora das Graças, em Canoas, a retirada de um tumor na medula espinhal foi realizada com sucesso.

Dando seguimento à atualização tecnológica em seu Centro Cirúrgico, a equipe médica do Hospital Nossa Senhora das Graças realizou  uma cirurgia até então inédita em Canoas, na região metropolitana de Porto Alegre.

Segundo o hospital, a retirada de um tumor na medula espinhal foi realizada com sucesso, a partir da incorporação de Aspirador Ultrassônico e Monitorização Neurofisiológica Intraoperatória, equipamentos garantidos através da saúde suplementar.

“A utilização dessas técnicas reduz o tempo da cirurgia e o risco de sequelas neurológicas, tornando mais ágil a recuperação pós-operatória”, explica o neurocirurgião Omar Antônio dos Santos, diretor-técnico do Hospital Nossa Senhora das Graças.

A lesão medular foi identificada no paciente de 57 anos a partir da piora da força motora nos últimos seis meses, sendo confirmado o tumor intradural através de ressonância e a necessidade de cirurgia.

Com os equipamentos, o procedimento pode ser realizado com mais segurança. O paciente passa bem, percebe a diminuição dos sintomas e deve ter alta já nos próximos dias.

O procedimento foi conduzido pelos neurocirurgiões Omar e Rafael Modkowiski, junto com o neurofisiologista Carlo Domênico Marrone.