Hospital de Clínicas de Porto Alegre enfrenta surto de coronavírus

CORREÇÃO: Ao contrário do que constava no texto publicado entre 13h21 e 13h33, o hospital onde ocorreu o primeiro surto de Covid-19 é o Hospital Nossa Senhora da Conceição. Não houve registro de contágios ou surtos de Covid-19 no Hospital Cristo Redentor, como informado erroneamente na versão anterior deste texto.

O HCPA (Hospital de Clínicas de Porto Alegre) enfrenta um surto do novo coronavírus. É o terceiro hospital de Porto Alegre a registrar grande número de casos de Covid-19 em áreas que não são dedicadas ao combate a Covid. Apenas no Hospital Nossa Senhora da Conceição, que também enfrenta um surto de infecções por causa do vírus Sars-CoV-2, são 73 casos confirmados, com registro de quatro mortes.

Conforme o Clínicas, foram detectados oito casos de contágio do novo coronavírus na área administrativa da instituição. As ocorrências da doença começaram a ser registradas há dois dias, quando os primeiros funcionários procuraram o Serviço de Medicina Ocupacional. Nenhum dos casos ocorreu nas áreas chamadas assistenciais, ou seja, de atendimento ao público.

A Vigilância em Saúde de Porto Alegre foi acionada para investigar se os casos de Covid-19 seriam da variante Delta, que é mais transmissível. Amostras dos pacientes infectados foram colhidas e enviadas para análise.

Terceiro hospital a registrar surto de Covid-19

O Clínicas é o terceiro hospital de Porto Alegre a registra ocorrência de surtos de Covid-19. O primeiro foi o Hospital Nossa Senhora da Conceição, do Grupo Hospitalar Conceição, que teve – até o momento – 73 casos de contágio confirmados. São 54 pacientes em 12 alas da instituição. Desse total, 31 estão em leitos de enfermaria, nove em unidade de terapia intensiva e outros dez já receberam alta. Além deles, há 19 funcionários com diagnóstico positivo: 16 estão em isolamento domiciliar; outro esteve hospitalizado, mas recebeu alta e dois já retornaram ao trabalho.

Quatro mortes podem estar associadas à disseminação do vírus dentro do ambiente hospitalar. Todos os casos teriam ocorrido em áreas de enfermaria que não atendiam testados ou suspeitos de infecção pelo vírus Sars-CoV-2. Ao menos três casos estariam relacionados à variante Delta do coronavírus.

O segundo hospital a registrar casos de Covid-19 em pacientes foi o Hospital Vila Nova, administrado pela SMS (Secretaria Municipal de Saúde). Até o momento são 43 casos, sendo que 29 são pacientes e outros 14 infectados, funcionários da instituição. A Prefeitura diz que a situação foi “controlada”. Amostra dos pacientes foram colhidas e enviadas para a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz). O objetivo é identificar a cepa causadora dos contágios.