Fiocruz confirma mais quatro casos da variante Delta no RS

A Fiocruz confirmou por sequenciamento genético completo mais quatro casos da variante delta do coronavírus no Rio Grande do Sul.

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), do Rio de Janeiro, confirmou por sequenciamento genético completo mais quatro casos da variante Delta do coronavírus no Rio Grande do Sul.

Eles se referem a residentes de Alvorada, Esteio, Sapucaia do Sul e São José dos Ausentes e todos já se encontram curados. A informação foi recebida nesta terça-feira (10) pelo Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs).

Com essas confirmações, o Estado tem 15 casos da linhagem e mais 49 amostras prováveis, aguardando confirmação da Fiocruz, que tiveram resultado positivo em sequenciamento genético parcial realizado pelo Cevs.

Conforme o especialista em saúde Richard Steiner Salvato, do Cevs, a linhagem delta está apresentando uma rápida disseminação no Estado, mas menor do que o verificado em outros países. “O que chama atenção, no momento, é a identificação em cidades diferentes”, explicou.

“Temos uma nova variante muito mais transmissível circulando no Estado. Mesmo pessoas sem sintomas ou com sintomas muito leves podem estar disseminando o vírus”, alertou a diretora do Cevs, Cynthia Molina Bastos.

“É preciso continuar tomando todas as medidas de cuidado, evitar ambientes fechados e com muitas pessoas. E quem apresentar sintomas deve buscar a testagem.”

Onde estão os casos confirmados

Alvorada, Gramado, Esteio, Canoas, Sapucaia do Sul, Santana do Livramento, Nova Bassano e São José dos Ausentes.

Onde estão os casos identificados aguardam confirmação 

Alvorada, Bom Retiro do Sul, Cachoeirinha, Canela, Canoas, Capão da Canoa, Caxias do Sul, Esteio, Gramado, Guaíba, Montenegro, Novo Hamburgo, Paraí, Passo Fundo, Porto Alegre, Santo Ângelo, São Leopoldo, Sapucaia Do Sul, Triunfo e Viamão.