Espécie rara de beija-flor é avistada no Jardim Botânico de Porto Alegre

O Parque Jardim Botânico de Porto Alegre recebeu uma rara visita neste mês de agosto: um beija-flor bico-reto-azul.

O Parque Jardim Botânico de Porto Alegre recebeu uma rara visita neste mês de agosto: um beija-flor bico-reto-azul (Heliomaster furcifer). Em nove anos, essa foi a segunda vez que uma ave desta espécie foi registrada na Capital.

“O aparecimento da espécie no Jardim Botânico só reforça a importância desta área verde localizada em uma das regiões mais movimentadas da Capital. Além de promover a educação ambiental, é um local de pesquisa e preservação da nossa flora, mas que também serve de refúgio para a fauna”, disse o secretário do Meio Ambiente e Infraestrutura, Luiz Henrique Viana.

Com uma plumagem com variações de azul e verde, o bico-reto-azul, assim como outros beija-flores, se alimenta principalmente de néctar e é visto com mais frequência na região oeste do Estado e áreas próximas à Argentina.

No entanto, a oferta de alimento por meio de flores cultivadas em parques, jardins e praças pode ter atraído a espécie para Porto Alegre.

O gestor do Jardim Botânico, Daniel Brambilla, comemorou a presença do pássaro no parque e destacou que o bioma Pampa exibe um imenso patrimônio associado à biodiversidade, representada no Jardim Botânico.

“O registro de uma espécie que não tem sua ocorrência natural nesta região, mas que busca por alimento durante sua migração, encontra aqui um lugar perfeito para fazer uma parada antes de seguir viagem. É a fauna se adaptando ao novo cenário ambiental no planeta”, acrescentou.

O registro do beija-flor bico-reto-azul foi feito técnico agrícola do Museu de Ciências Naturais Mariano Pairet. Ele contou que a foto foi tirada próximo ao lago e que essa não foi a primeira vez que ele registrou uma espécie rara no Jardim Botânico.

“Da outra vez eu fiz o registro inédito do beija-flor-tesoura e agora eu fico muito contente de fazer o registro de um bico-reto-azul. O colorido dele é diferente e, quando pega sol, fica reluzente. Quando a gente faz um registro assim, ficamos muito contentes”, ressaltou.