Confirmados mais 4 casos da variante Delta no Rio Grande do Sul

Número de casos confirmados subiu para 11, distribuídos em cidades da fronteira do Uruguai, Serra e região metropolitana.

Compartilhe:

A Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) confirmou mais quatro casos da variante Delta do coronavírus, cepa que é mais transmissível que o vírus original. Número de casos confirmados subiu para 11 e eles estão distribuídos em seis cidades: Gramado, Esteio, Canoas, Sapucaia, Santana do Livramento e Nova Bassano.

De acordo com o especialista em saúde do Lacen/RS (Laboratório Central do Estado), Richard Steiner Salvato, os casos de Delta já correspondem a 15% das amostras sequenciadas pelo Cevs (Centro Estadual de Vigilância em Saúde) na última semana, “demonstrando a rápida disseminação dessa variante de preocupação no Estado”. O Cevs tem analisado por volta de 200 amostras semanalmente.

Conforme o Cevs, um dos casos confirmados hoje é de um residente de Gramado, que já era considerado confirmado pelo Cevs. A pessoa teve resultado positivo em sequenciamento genético parcial realizado no CDCT (Centro de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) somado ao vínculo epidemiológico com um caso confirmado por sequenciamento genético completo da Fiocruz. Referem-se aos dois primeiros casos confirmados no Rio Grande do Sul dia 19 de julho.

O segundo caso confirmado também é contactante do primeiro paciente confirmado em Gramado. Os outros dois casos confirmados nesta quarta-feira são de residentes de Esteio e Sapucaia do Sul. Todos os pacientes já estão recuperados e liberados de isolamento. No total, o Rio Grande do Sul possui 11 casos confirmados com a variante e 34 identificados por sequenciamento parcial aguardando oficialização da Fiocruz.

Outros 25 casos foram identificados por sequenciamento parcial e aguardam confirmação da Fiocruz. As ocorrências são em Alvorada, Canoas, Capão Da Canoa, Caxias Do Sul, Esteio, Gramado, Guaíba, Montenegro, Novo Hamburgo, Passo Fundo, Porto Alegre, São José dos Ausentes, São Leopoldo, Sapucaia Do Sul, Triunfo e Viamão.

A Delta foi primeiramente identificada na Índia. A característica mais marcante dela, já comprovada cientificamente, é a maior transmissibilidade. Quanto a gravidade, ainda não há evidências de que a Delta provoque uma doença mais ou menos agressiva em relação às outras linhagens.

Quer receber notícias no WhatsApp?
Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Compartilhe:
error: