Chuva forte causa transbordamento de arroio e deixa sinaleiras fora de operação em Porto Alegre

Precipitação em Porto Alegre foi de 50 milímetros em alguns bairros da cidade, como Centro, Partenon e São João até as 9h da manhã.

A chuva forte que atinge Porto Alegre desde a madrugada desta quarta-feira causou transtornos em diversos pontos da cidade. Há registro de sinaleiras fora de operação em vários pontos da Capital gaúcha. Na zona norte, o arroio Sarandi transbordou. A água, no entanto, não chegou a invadir residências até as 9h da manhã.

Conforme dados do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), choveu 23,8 milímetros no bairro Jardim Botânico, na zona leste da Capital, desde a meia-noite. Mas outros pontos da cidade tiveram maiores volumes de precipitação. Estação automática do Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais) aponta que no bairro São João choveu mais de 50 milímetros desde a primeira hora do dia. No bairro Partenon, foram 54 milímetros de precipitação. No Centro, foram 49 mm.

Um dos transtornos causados pela chuva foi o transbordamento do arroio Sarandi, no bairro homônimo. Por causa do alagamento, a avenidas Zeferino Dias e Sarandi foram bloqueadas para o tráfego de veículos. O problema é recorrente na região. Na avenida Sertório, há diversos pontos de acúmulo de água, mas sem bloqueios. Conforme a Smurb (Secretaria Municipal de Serviços Urbanos), foi feita uma limpeza de retirada de lixo há cerca de um mês, para auxiliar no escoamento da água da chuva no arroio.

Conforme a Prefeitura, ocorreu uma queda de árvore na rua Dona Alzira, 185, resultando em bloqueio parcial do tráfego. Na avenida Brasiliano Índio de Moraes, um caminhão do Corpo de Bombeiros colidiu contra uma divisória de concreto na Estação IAPI. As linhas de transporte coletivo tiveram que deixar a faixa exclusiva até a remoção do veículo e limpeza da via.

E a manhã também é de semáforos inoperantes em vários pontos de Porto Alegre. Foram registrados problemas nos semáforos dos cruzamentos das avenidas Protásio Alves com Palmeira, Farrapos com Edu Chaves, Padre Cacique com Taquari e Padre Cacique próximo a Fase. Confira a lista:

Fora de operação (desligado)

  • Av. Padre Cacique x Av. Taquari (corrigido por volta de 8h50).

Amarelo piscante

  • Av. Sertório x Av. Assis Brasil
  • Av. Sen. Salgado Filho x Rua Marechal Floriano Peixoto
  • Av. Sen. Salgado Filho x Rua Vigário José Inácio.