Celulares apreendidos são doados para estudantes da rede pública do Vale do Rio Pardo

Vinte aparelhos celulares provenientes de apreensões no sistema prisional foram entregues para estudantes de Rio Pardo. 

Vinte aparelhos celulares provenientes de apreensões no sistema prisional foram entregues para estudantes do Instituto de Ensino Estadual Ernesto Alves, de Rio Pardo.

A ação é fruto de trabalho conjunto entre Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), Promotoria de Justiça de Rio Pardo, Polícia Civil, Poder Judiciário e a Secretaria Municipal de Educação.

É a segunda parte do Projeto Alquimia II, que destina os celulares aos alunos da rede pública estadual da região. O projeto já contemplou estudantes de escolas de Encruzilhada do Sul, Rio Pardo e Pantano Grande.

Os aparelhos que estariam sendo usados para fins ilícitos são apreendidos nas casas prisionais, através de revistas diárias de rotina, e podem contribuir para a educação de alunos da rede pública da região.

“A 8ª Delegacia Penitenciária Regional está muito feliz em poder fazer parte deste importante projeto que auxilia no fomento da educação da região. É gratificante ver o fruto do nosso esforço operacional, através das apreensões realizadas pelos nossos servidores, retornando de forma lícita para auxílio de estudantes da rede pública dos nossos municípios”, afirmou Bruno Pereira, assessor jurídico da 8ª Delegacia Penitenciária Regional.

Até chegarem à mão dos alunos, os aparelhos passam por diversas etapas. No momento em que são apreendidos nas casas prisionais, se tornam provas para investigação e, na sequência, através do projeto “Transforme”, são encaminhados ao Ministério Público, que realiza uma triagem e destina os celulares para instituições parceiras, a fim de serem restaurados.

Após o processo de restauração, os telefones voltam para o Ministério Público, que planeja, com a Secretaria Municipal de Educação, a entrega dos aparelhos para os estudantes.