Bombeiros que morreram em incêndio no prédio da SSP recebem a medalha do Mérito Farroupilha

A medalha é a mais alta honraria concedida pelo Legislativo gaúcho e foi entregue às viúvas dos militares.

Os bombeiros militares Deroci de Almeida da Costa e Lúcio Ubirajara de Freitas Munhós foram homenageados, postumamente, com a Medalha do Mérito Farroupilha. Os dois morreram no incêndio que destruiu e causou o colapso de parte do prédio da SSP (Secretaria de Segurança Pública) do Rio Grande do Sul. A medalha é a mais alta honraria concedida pelo Legislativo gaúcho.

A cerimônia, que foi marcada pela emoção, foi realizada no Teatro Dante Barone do Palácio Farroupilha. A homenagem iniciou com um minuto de silêncio e encerrou com salva de palmas aos dois bombeiros mortos no incêndio do edifício-sede da Secretaria de Segurança Pública do RS no dia 14 de julho.

As viúvas do primeiro-tenente Deroci e do segundo-sargento Lúcio Ubirajara, Alessandra Ceci dos Santos e Kátia de Mesquita Munhós, receberam as medalhas. Elas estavam acompanhadas dos filhos – Lorenzo e Davi Fiedler da Costa, e Mariana de Mesquita Munhós – e de familiares como irmãs, mãe, sogra, cunhado e sobrinhos dos militares.

As medalhas foram entregues pelo presidente do Legislativo, deputado Gabriel Souza (MDB), ao lado do chefe da Casa Civil, Artur Lemos, que representou o governador Eduardo Leite; do secretário-adjunto de Segurança Pública, coronel Marcelo Gomes Frota, e do comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel César Eduardo Bonfanti.