8 dicas para começar a aprender um novo idioma

A melhor maneira de aprender um idioma é viajar para um país em que a língua falada seja o idioma que você está aprendendo.

Aprender um idioma estrangeiro é uma qualificação importante para o mercado de trabalho, segundo especialistas, pois oferece ao profissional a capacidade de se comunicar com pessoas de diferentes nacionalidades.

O domínio de uma língua estrangeira também pode ser importante no ensino superior, pois para estudar em uma universidade no exterior é preciso passar em um exame de proficiência em inglês como IELTS ou ou TOEFL.

Mas independente de seu objetivo em aprender um novo idioma, uma rotina de estudos estruturada pode ajudá-lo a conquistar a fluência. Pensando nisso, preparamos oito dicas de como aprender um novo idioma.

Estabeleça seus objetivos

Os primeiros passos para aprender um novo idioma são: estabelecer seus objetivos, montar um plano de estudos detalhado e prazos realistas.

Por exemplo, você pode estabelecer como meta aprender entre 30 e 60 palavras por semana. O número inferior ajuda a manter a ideia de que este objetivo é alcançável, enquanto o número superior o incentiva a estudar mais.

Aprenda as palavras certas

Você sabia que o inglês é o idioma que contém o maior número de palavras? São entre 600 mil a um milhão de vocábulos. Portanto, é fundamental priorizar o aprendizado de palavras que você usará com regularidade. Ao aprender as palavras certas, você consegue aumentar o entendimento do idioma em pouco tempo.

Nossa sugestão é que você priorize o aprendizado das 1.000 palavras mais utilizadas no idioma desejado.

Utilize Flashcards

Para aprender vocabulário rapidamente, utilize flashcards. Você pode escrever cartões manuais ou virtuais. O aplicativo Anki é excelente, pois apresenta diferentes palavras diariamente, de acordo com o Sistema de Repetição Espaçada.

Utilize a língua diariamente

Existem diferentes maneiras de inserir um novo idioma em seu cotidiano. Para treinar a escuta, você pode ouvir um podcast, assistir a vídeos no Youtube ou filmes na Netflix com ou sem legendas.

Para treinar leitura e escrita, você pode ler artigos ou livros e escrever um resumo do conteúdo. Para treinar a fala, você pode ler em voz alta, marcar aulas com um tutor ou praticar conversação com pessoas que também estejam aprendendo o idioma.

Visite um país de língua nativa

A melhor maneira de aprender um idioma é viajar para um país em que a língua falada seja o idioma que você está aprendendo.

Quem quer aproveitar ao máximo a viagem, pode se matricular em uma escola de idiomas para um curso semi-intensivo ou intensivo. Segundo a equipe do portal de educação a distância MetaLecture, ao se matricular em um curso intensivo é possível avançar um nível de habilidade em cerca de dez semanas de estudo com grade horária de 20 horas semanais.

Após as aulas convencionais, você pode participar de atividades culturais e clubes de conversação. Além de praticar o conhecimento aprendido em sala de aula, você tem a oportunidade de fazer amigos.

Aprenda mais sobre a cultura

Aprender um idioma estrangeiro também envolve o aprendizado da cultura do país em que a língua falada. É importante aprender sobre a história deste país, entender costumes e tradições, culinária, crenças religiosas, entre outros.

Teste seu conhecimento

De tempos em tempos, você deve checar seu conhecimento no idioma através de testes on-line que analisam seu nível de conhecimento em diferentes habilidades. Outra opção é realizar um teste de proficiência no idioma, de acordo com o nível de conhecimento.

Divirta-se

Se divertir é a maneira mais eficiente de aprender um idioma estrangeiro. Portanto, não utilize apenas um livro didático como material de estudo, mas diferentes recursos como livros, revistas, músicas, filmes, jogos, entre outros.