Zoológico de Sapucaia do Sul recebe onça-pintada

A onça-pintada, um macho de quatro anos batizado de Cheetos, foi trazido de Jundiaí, interior de São Paulo, por um avião da FAB.

Compartilhe:

O Parque Zoológico de Sapucaia do Sul, administrado pela Sema (Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura), recebeu um novo morador: uma onça-pintada.

O animal, um macho de quatro anos batizado de Cheetos, foi trazido de Jundiaí, interior de São Paulo, por um avião da FAB (Força Aérea Brasileira).

Cheetos vivia no Instituto Mata Ciliar desde filhote. Órfão, precisou ser tratado por humanos e, por esse motivo, não foi possível soltá-lo novamente na natureza.

Segundo o governo do Rio Grande do Sul, a vinda do Cheetos tem como objetivo contribuir para a conservação da espécie. A intenção da equipe técnica é que, após um processo de adaptação, o animal possa acasalar com a Mimosa, onça-pintada fêmea que habita o zoológico desde 2017.

“É uma espécie que está em risco de extinção e tem função importantíssima para o meio ambiente, sendo o topo da cadeia alimentar”, disse a médica veterinária e gestora do parque, Caroline Weissheimer.

A onça-pintada é uma espécie nativa do Brasil e do Rio Grande do Sul. Existe em quase todo país. No Estado, há registro do animal no Parque Estadual do Turvo, no município de Derrubadas.

Zoológico

Cheetos se junta a outros 1,1 mil animas que fazem parte do plantel do zoológico, localizado no município de Sapucaia do Sul, região metropolitana de Porto Alegre.

O parque, que conta com uma área total de 160 hectares, abriga cerca de 110 espécies nativas e exóticas de aves, répteis e mamíferos.

Quer receber notícias no WhatsApp?
Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Compartilhe:
error: