Bombeiros mortos em incêndio na SSP são velados em Porto Alegre

Cerimônia terá honras fúnebres, conforme a Secretaria de Segurança Pública. Estado decretou três dias de luto.

O velório dos dois bombeiros que tombaram em serviço durante o incêndio no prédio da SSP (Secretaria da Segurança Pública) ocorre, de forma reservada, em Porto Alegre. A cerimônia terá honras fúnebres, em memória do 1° tenente Deroci de Almeida da Costa e do 2° sargento Lúcio Ubirajara de Freitas Munhós. Ambos foram encontrados, ontem, após sete dias de buscas, sob os escombros do que foi a sede da Segurança Pública do Estado.

O velório terá início ao meio-dia está sendo realizado na sede do 1° BBM (Batalhão de Bombeiro Militar), na avenida Aureliano de Figueiredo Pinto. As cerimônias vão prosseguir até as 17h, quando os caixões serão colocados sobre um caminhão do Corpo de Bombeiros. Depois, seguirão em cortejo até o local do sepultamento, que ainda não foi informado.

O tenente Almeida atuava no 1° BBM. Já o sargento Munhós havia servido no mesmo local, mas atualmente atuava na Divisão de Logística e Patrimônio do Quartel Central do Corpo de Bombeiros do RS.

O governador do Estado, Eduardo Leite, assinou um decreto de luto oficial. “É uma justa e singela homenagem ao tenente Almeida e ao sargento Munhós, que morreram cumprindo a sua missão de salvar vidas, mesmo arriscando a própria vida, durante o incêndio do prédio da SSP”, afirmou Leite. A Prefeitura de Porto Alegre, por meio do prefeito Sebastião Melo, também decretou luto oficial no município pela perda dos dois oficiais.

Perfil dos militares

O 1º Tenente Almeida ingressou na Brigada Militar/Corpo de Bombeiros em 14/12/1998 e, atualmente, servia no 1º BBM, no Setor de Logística e Patrimônio, tendo 22 anos de serviço na Corporação. Serviu por 18 anos no 1º Batalhão de Bombeiros Militar da Capital gaúcha. Casado, 46 anos, deixa 2 filhos.

O 2º Sargento Munhós ingressou na Brigada Militar/Corpo de Bombeiros em 27/04/1990 e, atualmente, servia no Quartel Central do Corpo de Bombeiros, na Divisão de Logística e Patrimônio, tendo 31 anos de serviço na Corporação. Serviu por 29 anos no 1º Batalhão de Bombeiros Militar da Capital gaúcha. Casado, 51 anos, morador de Viamão, deixa uma filha.

Fotos: Corpo de Bombeiros