Frente fria muda o tempo no Rio Grande do Sul e abre a porta para semana mais fria do ano

O tempo vai virar no Rio Grande do Sul nesta segunda-feira (26), com a chegada de uma frente fria. O sistema vai interromper o veranico em pleno inverno.

A frente fria vai trazer pancadas de chuva para grande parte do Estado ao longo do dia. A previsão indica chuva forte com trovoadas em áreas da Metade Sul e Oeste. Também estão previstos ventos em forma de rajadas de até 50 km/h. O INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu aviso para temporais na Fronteira Oeste, Campanha, Sul e Centro do RS.

No Norte e Nordeste, o dia ainda termina seco. Mas as temperaturas diminuem em todo o Rio Grande do Sul.

Na terça (26), a chuva vai se concentrar na metade norte, onde podem ocorrer pancadas mais fortes com trovoadas. Mais ao Sul e Oeste, o tempo abre com a entrada de uma nova massa de ar seco polar empurrada pelos ventos do quadrante sul. As temperaturas entram em declínio acentuado.

Na quarta (27), o ar polar toma conta do Estado com geadas generalizadas. Já na Serra, a umidade predomina e combinado com o frio pode ocorrer neve ou chuva congelada na noite e também na quinta-feira. Há alerta para o forte declínio da temperatura em todo o RS.