Saiba quem deve fazer a prova de vida do INSS em julho

A prova de vida estava suspensa pelo INSS desde março de 2020 como medida de proteção contra o contágio pela Covid-19.

A prova de vida dos aposentados, pensionistas e anistiados políticos civis do Poder Executivo Federal volta a ser exigida a partir desta quinta-feira (1º). A verificação estava suspensa desde março de 2020 como medida de proteção contra o contágio pela Covid-19. Quem não fez o procedimento em maio ou junho de 2020 deve realizar a prova de vida até o dia 30 de junho.

Os beneficiários podem comparecer presencialmente no banco onde recebem o pagamento. É necessário levar um documento de identificação com foto, como o RG ou a CNH, e o cartão utilizado para sacar os pagamentos. O INSS não faz prova de vida por aplicativo de mensagens, como o WhatsApp, e não utiliza esses meios para pedir fotos ou documentos.

Algumas instituições bancárias oferecem alternativas, como prova de vida pelo caixa eletrônico ou por aplicativo móvel. O cidadão deve confirmar as opções disponíveis e o horário de funcionamento junto ao banco. O procedimento é feito uma vez por ano, no mês do aniversário.

Os beneficiários que já têm a biometria cadastrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) ou no Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) podem fazer a Prova de Vida Digital, ou seja, por meio do reconhecimento facial. O serviço está disponível no aplicativo Meu gov.br. As orientações para servidores públicos aposentados estão disponíveis no aplicativo SouGov.br.

Perdi o prazo, e agora?

Quem tinha prova de vida com vencimento em março e abril de 2020 e não fez a renovação até junho deste ano perdeu o prazo, mas, mesmo com atraso, ainda poderá evitar o cancelamento dos pagamentos. Quem perdeu o prazo, deve solicitar o serviço por meio do aplicativo Meu INSS ou pelo telefone 135.

Já quem não realizar a comprovação de vida até o fim de julho de 2021 serão notificados, até o dia 10 de agosto, para fazê-la no prazo de 30 dias, contados do recebimento da notificação. O prazo limite para fazer a prova de vida é 30 de setembro de 2021 para os aposentados, pensionistas e anistiados políticos civis que não a fizeram durante o período da suspensão da exigência.

Calendário da prova de vida

Mês em que a prova de vida venceu Novo prazo para a prova de vida
março e abril de 2020 junho de 2021
maio e junho de 2020 julho de 2021
julho e agosto de 2020 Agosto de 2021
setembro e outubro de 2020 Setembro de 2021
novembro e dezembro de 2020 Outubro de 2021
janeiro e fevereiro de 2021 Novembro de 2021
março e abril de 2021 Dezembro de 2021