RS deverá ter temperatura e chuva próximas da média até setembro

De acordo com o boletim, em setembro, as chuvas deverão ficar pouco acima da média no Sul, Leste e Nordeste, e próximas da média nas demais áreas.

O monitoramento da temperatura da superfície do mar indica neutralidade no padrão do Oceano Pacífico Equatorial para os próximos três meses.

Isso significa chuvas e temperaturas próximas da média para julho e agosto, com possibilidade de temperaturas e umidade relativa do ar mais elevadas em setembro no Rio Grande do Sul.

É o que aponta o boletim meteorológico trimestral do Copaaergs (Conselho Permanente de Agrometeorologia Aplicada do Estado do Rio Grande do Sul).

O prognóstico para o mês de julho indica que as chuvas serão pouco acima da média na Região Sul do Estado e próximas da média nas demais áreas. Para o mês de agosto, esperam-se chuvas pouco abaixo da média no Noroeste e próximas da média nas demais regiões.

De acordo com o boletim, em setembro, as chuvas deverão ficar pouco acima da média no Sul, Leste e Nordeste, e próximas da média nas demais áreas do território gaúcho.

Com relação às temperaturas, a maior frequência das frentes frias contribuirá para maiores variações ao longo deste trimestre, com a previsão de temperaturas médias próximas da climatologia nos meses de julho e agosto e acima no mês de setembro.

O boletim do Copaaergs é elaborado a cada três meses por especialistas em Agrometeorologia de 14 entidades públicas estaduais e federais ligadas à agricultura ou ao clima.