Rio Grande do Sul tem amanhecer gelado e registro de geada

Temperatura chegou a -3,4°C em Bom Jesus, na Serra gaúcha. Ainda há previsão de neve e de chuva congelada na Serra gaúcha.

O frio que ganhou força no Rio Grande do Sul ao longo da terça (27) trouxe uma madrugada e amanhecer gelado nesta quarta-feira (28). As temperaturas devem ficar ainda mais baixas entre hoje amanhã, por causa de uma potente massa de ar polar. Segue a previsão de neve e de chuva congelada entre esta quarta e a quinta-feira na região da Serra gaúcha.

A menor temperatura registrada no Estado foi em Bom Jesus, nos altos da Serra gaúcha, com gélidos -3,4°C, conforme a medição do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia). A marca foi seguida de perto pelos -3,3°C de São José dos Ausentes. Lagoa Vermelha teve -2,3°C; e Cambará do Sul, -2°C.

Mas não foi apenas na parte alta da Serra gaúcha que fez muito frio. Santa Rosa, na região Noroeste, teve mínima de -1,4°C, ganhando de Vacaria, com -1,2°C; Passo Fundo, com -1°C e até de Caxias do Sul, que registrou -0,8°C nesta quarta-feira. Cruz Alta, no Planalto, fechou o ranking negativo com mínima de -0,6°C.

Porto Alegre teve a manhã mais fria do ano de 2021 nesta quarta-feira. A Capital registrou 4,3°C (positivos) nas primeiras horas da manhã. O dia mais frio do ano até então havia sido no dia 20 de julho, com temperatura mínima de 4,5°C. Um dia depois, a temperatura foi de 4,8°C. No dia 4 de julho, a temperatura foi de 5,0°C.

Geada no campo e previsão de neve na Serra

Em grande parte do Estado, houve registro de geada. O fenômeno pode causar danos em plantações.

A grande atração do inverno, a neve, deve ocorrer na noite desta quarta e madrugada de quinta-feira na Serra. Ontem, o frio intenso provocou precipitações invernais na região Sul do Estado. Houve registro de neve e chuva congelada no município de Canguçu e de chuva congelada misturada à chuva em Pelotas.

Previsão para hoje

A manhã desta quarta-feira iniciou com temperaturas negativas em vários pontos do Estado e predomínio de sol, de acordo com a Sala de Situação da SEMA (Secretaria de Meio Ambiente). Apenas na região sul gaúcha é que há maior cobertura de nuvens, o que favorece a ocorrência de chuva fraca. No decorrer do dia, a nebulosidade aumenta também entre o centro e nordeste do estado, com chance de precipitação de inverno nas áreas de serra. As temperaturas seguem baixas mesmo na parte da tarde.