Rio Grande do Sul atinge 20% da população imunizada contra o coronavírus

Número de pessoas com esquema vacinal completo dobrou em pouco menos de dois meses.

Quase seis meses depois do início da campanha de vacinação contra a Covid-19, o Rio Grande do Sul atingiu 20% da população imunizada. Isso representa que mais de 2,2 milhões de pessoas já receberam as duas doses do imunizante ou a dose única. O número de pessoas com esquema vacinal completo dobrou em pouco menos de dois meses.

O feito foi alcançado nesta terça-feira (13), com a inclusão dos dados dos vacinados durante o fim de semana e segunda-feira. Há certa demora para a totalização dos dados por causa que a aplicação fica a cargo das prefeituras. Elas precisam informar a SES, que calcula o total de doses aplicadas.

Os imunizantes CoronaVac, Pfizer ou AstraZeneca precisam de duas aplicações, com período que varia entre 28 dias a 10 semanas. Especialistas dizem que apenas com duas doses (quando a vacina precisa de duas aplicações) é que as pessoas estão mais seguras contra o vírus Sars-CoV-2, reduzindo a chance de pegarem formas graves da Covid-19.

Entre os grupos prioritários 3 em cada 4 pessoas elegíveis para receber uma dose já a tomaram: 76,5% com a primeira dose. E 62,5% da população vacinável – adultos a partir dos 18 anos – já recebeu ao menos a primeira dose. Isso representa 49,2% de toda a população residente no Rio Grande do Sul.

Já entre a segunda dose ou única, os números totais são menores. O motivo é o intervalo entre as doses dos imunizantes Pfizer e AstraZeneca. São 43,1% do grupo prioritário com as duas doses ou dose única. Entre a população vacinável, são 25,4% dos elegíveis até agora.

A cidade que mais vacinou é, obviamente, Porto Alegre, pois tem a maior população e receber por isso o maior número de doses. O total já passa de 1 milhão de aplicações: 1.166.565. São 738.638 da primeira dose, 385.942 da segunda dose e 41.985 doses únicas. Chama atenção as mais de 156 mil aplicações em pessoas não residentes em Porto Alegre. O governo do Estado considera que 27% da população da Capital está com o esquema vacinal completo.