Remoção de famílias da Vila Nazaré será concluída nesta segunda-feira

O processo de remoção das famílias que viviam na Vila Nazaré, na zona norte de Porto Alegre, será concluído nesta segunda-feira. Os últimos moradores vão ser transferidos para o condomínio Irmãos Maristas, no bairro Rubem Berta.

O local é um dos dois construídos para abrigar as famílias que não aceitaram indenizações para a compra dos terrenos. Além do Irmãos Maristas, outros moradores foram para o loteamento Senhor do Bom Fim, no bairro Sarandi.

Com a conclusão do processo de remoção das famílias, a Fraport poderá continuar o processo de ampliação da pista do Aeroporto Salgado Filho. Faltava apenas a desocupação completa da área para que os trabalhos prosseguissem.

O projeto prevê que a pista tenha 920 metros a mais de comprimento, passando de 2.280 para 3.200 metros. Com a ampliação, o Porto Alegre Airport passa a ter maior capacidade de embarque e desembarque de cargas, ao receber aviões maiores.

Atualmente, o Salgado Filho processa carga de cerca de 35 mil toneladas/ano. A projeção é que, com a obra da pista e o novo terminal de cargas, sejam processadas 100 mil toneladas/ano.