Previsão aponta frio intenso e formação de geada negra no RS; há possibilidade de neve

Segundo a previsão, algumas cidades do Rio Grande do Sul, principalmente na Região Norte, podem registrar a "geada negra"

A massa de ar polar que segue atuando de forma intensa no Rio Grande do Sul nesta quinta-feira (29).

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) afirmou que a presença de um ciclone extratropical no Oceano Atlântico intensificará os ventos no litoral da Região Sul e também favorecerá a incursão de umidade na Serra gaúcha.  Assim há possibilidade de neve e chuva congelada no Estado, principalmente na Serra, nesta quinta.

Segundo a previsão, algumas cidades do Rio Grande do Sul, principalmente na Região Norte, podem registrar a “geada negra” nesta quinta. Diferente da geada branca, ela acontece quando há temperaturas negativas e umidade baixa.

A geada negra causa um forte resfriamento a ponto de chegar a uma temperatura letal, chegando a congelar a seiva da planta.

Em Pelotas, previsão geada e tempo firme nesta quinta, mínima de – 2°C e máxima de 10°C. Em Porto Alegre, também há previsão de geada e vento ao longo do dia, mínima de 4°C e máxima de 14°C. Em Caxias do Sul, o tempo fica tempo instável, mínima de 0°C e máxima de 9°C.