Prédio da SSP foi construído na década de 1970 e foi sede da superintendência regional da Rede Ferroviária

O centro administrativo da Segurança Pública gaúcha foi destruído em um incêndio na noite de quarta-feira (14)

O prédio que abrigava a sede da SSP (Secretaria da Segurança Pública) foi construído na década de 1970, em um processo de renovação do Centro de Porto Alegre. A Secretaria ocupava o local desde 2002, mas o edifício ainda guardava características originais. O centro administrativo da Segurança Pública gaúcha foi destruído em um incêndio na noite de quarta-feira (14).

A edificação tinha nove andares, sendo que o primeiro era formado pelas recepções das alas Norte e Sul e pelo DCCI (Departamento de Comando e Controle Integrado). A partir do segundo, haviam centenas de salas onde os profissionais dos diversos órgãos vinculados atuavam. O gabinete do Secretário era no 8º andar, na ala Norte. No nono andar, ficava o restaurante, que tinha vista panorâmica: no lado oeste, para o Guaíba; para o Leste, a cidade.

O prédio foi construído, originalmente, para ser a sede da SR6 (Superintendência Regional) da RFFSA (Rede Ferroviária Federal S.A.). Ele foi erguido em uma área que era o pátio de vagões da antiga rede ferroviária até a década de 1960. O logo da Rede Ferroviária, embora tenha sido pintado, nunca foi totalmente apagado das laterais do edifício.

O ano da construção do prédio, no entanto, não é sabido. Mas deve ter ocorrido entre os anos 1972 e 1979, quando houve uma série de obras na área Central da Capital. Dentre elas o Viaduto da Conceição, com a destruição da então estação de trens, o chamado Castelinho, que ficava em frente ao Edifício Ely.

Durante alguns anos, os trens continuaram saindo da Voluntários da Pátria 1358, em uma nova estação ferroviária, antes da transferência para a Estação Augusto Pestana, próximo do Aeroporto. No entanto, a deterioração da Rede Ferroviária fez que o prédio acabasse em desuso a partir da extinção da rede, em 1997.

Em 2002, o edifício foi adquirido da União pelo Governo do Estado, transformando-se na sede da SSP.