Polícia Federal investiga crimes de lavagem de dinheiro e câmbio ilegal em Barra do Quaraí

Ao todo, quatro pessoas são investigadas em dois inquéritos. 

A PF (Polícia Federal) deflagrou uma operação para investigar movimentações financeiras atípicas em Barra do Quaraí na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul. A suspeita é de crimes contra o sistema financeiro nacional, crimes contra a ordem tributária e crimes de lavagem de dinheiro e câmbio ilegal. Ao todo, quatro pessoas são investigadas em dois inquéritos.

Dois alvos da operação são um casal de Barra do Quaraí, cidade próxima de Uruguaiana e da Tríplice Fronteira Argentina-Brasil-Uruguai. Conforme a PF, a investigação da Delegacia de Polícia Federal de Uruguaiana teve início com informações do COAF (Conselho de Controle de Atividades Financeiras). O órgão identificou que o casal investigado movimentou em suas contas bancárias pessoais e empresariais, entre os anos de 2015 e 2020, valores que superam R$ 200 milhões.

Os agentes descobriram que parte deste valores não foram declarados à Receita Federal e provêm de empresas localizadas no sudeste do país. Há fortes indícios de que alguns desses estabelecimentos sejam empresas fantasmas e sirvam para lavagem de dinheiro, ou seja, tornar legal quantias obtidas de forma ilegal.

PF também investiga câmbio ilegal

Uma segunda investigação da PF identificou a atuação de dois homens na prática de câmbio ilegal. Neste esquema de transferência de recursos, os policiais identificaram que empresas do ramo de transporte internacional realizavam transferências para os investigados. Essas entidades jurídicas eram de diferentes cidades brasileiras e faziam os depósitos em reais.

Posteriormente, os suspeitos repassavam o correspondente em moeda estrangeira em espécie aos motoristas dessas empresas. O dinheiro convertido era usado para custear despesas de viagem na Argentina e no Chile. Apenas no ano de 2015, foram movimentados para as contas de um dos investigados mais de R$ 5 milhões sem declaração à Receita Federal.