Nevoeiro volta a causar atrasos no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre

Ao menos 20 voos no Aeroporto Salgado Filho tiveram alterações em chegadas ou partidas por causa da neblina. 

Pelo terceiro dia consecutivo, as operações do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, são afetadas pelo forte nevoeiro. Ao menos 20 voos tiveram alterações em chegadas ou partidas por causa da neblina.

Conforme dados da Fraport, são 12 chegadas estão com atraso no painel de voos. Outras 13 partidas foram reagendadas. Por causas do atrasos, há registros de filas no saguão do Porto Alegre Airport. Até as 10h45, nenhum voo foi cancelado por causa da baixa visibilidade. Ontem (5), cinco voos tiveram que ser cancelados pela falta de condições de voo. Os passageiros foram reacomodados em outras viagens.

Por causa das obras de ampliação da pista, as operações no Porto Alegre Airport estão ocorrendo sem um dos sistemas antineblina. Chamado de ILS (Instrument Landing System, em português: Sistema de Pouso por Instrumento), ele ajuda a posicionar os pilotos em situações de pouca ou nenhuma visibilidade.

Em Porto Alegre, desde 2014, há o sistema CAT 2, que permite aproximação e pouso de precisão que conduz a aeronave até uma altura mínima de 30 metros sobre a cabeceira da pista. O equipamento, no entanto, só será religado quando as obras de ampliação da cabeceira 29 forem concluídas. A obra esbarra na remoção de famílias da Vila Nazaré, próximo à região do Big Sertório.