Mais de 300 mil doses de vacinas contra a covid-19 chegam ao RS

Dois aviões com novas remessas de vacinas contra a covid-19 chegaram no começo da noite desta terça-feira (20) no Aeroporto Salgado Filho.

Dois aviões com novas remessas de vacinas contra a covid-19 chegaram no começo da noite desta terça-feira (20) no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre.

São mais 234,5 mil doses da AstraZeneca e 65.520 doses da Pfizer. O Estado recebeu na segunda-feira (19) 283.100 dose da Astrazeneca e doses da 81.200 Coronavac. No total, são 429.820 doses de vacina.

Os municípios poderão começar a vacinar adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades, de acordo com definição e organizações locais, a partir dos próximos dias, quando forem distribuídas vacinas contra a covid-19 da fabricante Pfizer.

A destinação dos imunizantes foi definida em reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), nesta terça. A outra parte do lote ficará reservada para a aplicação de segundas doses na Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi), em Porto Alegre.

Fronteira

As doses das vacinas Astrazeneca e Coronavac que serão distribuídas nos próximos dias não contemplarão, nesta remessa, os 29 municípios de fronteira que tiveram doses antecipadas na última distribuição, na quinta-feira (15).

A estratégia do Ministério da Saúde teve o propósito de acelerar a campanha de vacinação nestes municípios e evitar o ingresso de novas variantes da covid-19 pela fronteira do Uruguai ou da Argentina.

Segundo o governo do Estado, as Pfizer destinadas ao público adolescente com comorbidade serão distribuídas de maneira proporcional aos 497 municípios.