Maior parte dos entrevistados defende impeachment de Bolsonaro, diz Datafolha

Foram ouvidos de forma presencial 2.074 maiores de 16 anos, em todo o país, nos dias 7 e 8 de julho. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou menos.

Pesquisa do Instituto Datafolha aponta que a maior parte dos entrevistados se diz a favor da abertura de processo de impeachment contra Jair Bolsonaro (sem partido). Foram ouvidos de forma presencial 2.074 maiores de 16 anos, em todo o país, nos dias 7 e 8 de julho. Eles representam um microcosmos da população brasileira e são estratificados conforme a distribuição por classe social, renda, idade, entre outros fatores. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou menos.

Conforme a pesquisa, 54% dos entrevistados são a favor da abertura da ação pela Câmara dos Deputados. Outros 42% se dizem contra a abertura do processo. No levantamento anterior, feito em 11 e 12 de maio, os pró-impedimento haviam ultrapassado numericamente os contrários à ideia, mas ainda havia um empate técnico em 49% a 46%.

Entre os grupos, os mais favoráveis a um impeachment são os que se declaram homossexuais ou bissexuais (77%), pretos (65%), mulheres (59%), jovens (61%), mais pobres (60%) e moradores do Nordeste (64%). Já o apoio ao presidente é mais forte entre os mais velhos, evangélicos e pessoas de classe média-alta, que recebem entre 5 a 10 salários mínimos.

No Sul do Brasil, há um empate técnico, com metade dos entrevistados (49%) apoiando ou rejeitando a abertura do processo de impeachment.