Incêndio destrói prédio-sede da Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Sul

As chamas começaram por volta das 22h, no 4º andar, onde ficava instalada a Susepe e se alastraram rapidamente.

Um incêndio de grandes proporções destruiu o prédio que abrigada a SSP (Secretaria da Segurança Pública) do Rio Grande do Sul, na avenida Voluntários da Pátria, em Porto Alegre. As chamas começaram por volta das 22h, no 4º andar, onde ficava instalada a Susepe (Superintendência de Serviços Penitenciários). Não há registro de feridos. Parte da fachada do edifício desabou por volta das 23h.

O fogo começou em uma parte do prédio que era da Susepe, no quarto andar. Um áudio de uma servidora afirma que as chamas teriam começado em uma sala ao lado da dela. Segundo o relato, só houve tempo de pegar mochilas e abandonar o prédio.

O DCCI (Departamento de Comando e Controle Integrado) foi totalmente evacuado. Ele fica em uma ala anexa ao prédio onde houve o incêndio. Os atendimentos do telefone 190 estão sendo realocados para o CEIC (Centro Integrado de Comando) de Porto Alegre. O vice-prefeito de Porto Alegre, Ricardo Gomes, afirmou que “todas as estruturas da Prefeitura à disposição” do Governo Estadual.

Unidades do Corpo de Bombeiros estão no local, mas não há mais nada a ser feito a não ser controlar as chamas no que restou da edificação. O prédio tinha oito andares, com áreas administrativas de órgãos vinculados à Segurança Pública. No novo andar, ficava o restaurante, que tinha duas áreas panorâmicas.

O prédio que abrigava a SSP foi construído, na década de 1970, para a abrir a sede regional da extinta RFFSA (Rede Ferroviária Federal S.A.). Após que a rede de trens foi liquidada, nos anos 1990, o Governo do Estado adquiriu o edifício. Em 2002, ele se transformou na sede da Secretaria da Segurança Pública.