Grêmio perde de virada para a LDU e é eliminado da Sul-Americana

O Grêmio tinha a vantagem do empate, por ter vencido o primeiro jogo por 1 a 0, em Quito, no Equador.

A noite dessa terça-feira (20) não foi boa para a torcida gremista. O tricolor gaúcho perdeu por 2 a 1 para LDU e foi eliminado da Sul-Americana.

O time do Felipão mostrou problemas no ataque, principalmente na hora de finalizar, e na defesa. O Grêmio tinha a vantagem do empate, por ter vencido o primeiro jogo por 1 a 0, em Quito, no Equador. A partida na Arena iniciou equilibrada, com as equipes estudado o jogo.

Mas passados 10 minutos, as primeiras chances foram criadas: Primeiro, o Grêmio teve um cruzamento na área, Alisson tentou dominar antes do goleiro defender, mas a bola acabou escapando do atacante. Já os equatorianos chegaram pela direita, colocando na área. Geromel cortou e interceptou o lance.

Aos 18 minutos, Vanderson abriu para Léo Pereira mais a frente, que partiu para o ataque, mas acabou recuando a jogada por bloqueio da defesa adversária. Em seguida, o atacante fez uma grande jogada individual, mas a zaga cortou.

Outra chance Tricolor saiu no minuto seguinte, da esquerda. Cortez cruzou na pequena área para Victor Bobsin, que chutou em cima do goleiro.

Foi aos 22 minutos, que o Grêmio conseguiu abrir o placar. Alisson fez um lançamento preciso para a área, onde Diego Souza subiu e desviou de cabeça para o fundo das redes, ampliando a vantagem gremista.

Em resposta, os equatorianos chegaram com Alcivar, que cobrou uma falta direto no gol, mas Gabriel Chapecó defendeu com segurança.

Aos 38 minutos, a LDU teve um escanteio a seu favor na reta final. Mercado cobrou no primeiro poste e a zaga gremista fez o corte. Em seguida, Alcivar chutou muito forte, obrigando uma grande defesa de Gabriel Chapecó, que espalmou para escanteio.

Os equatorianos conseguiram chegar ao empate aos 43 minutos do primeiro tempo, com Alcívar. Ele ficou livre e recebeu um cruzamento na medida e mandou de cabeça, sem chances de defesa, 1 a 1.

Segundo tempo

Logo nos minutos iniciais da etapa complementar, Diego Souza foi acionado no contra-ataque, tentou vencer a marcação, mas foi desarmado. Em seguida, Léo Pereira ficou cara a cara com o goleiro equatoriano, mas perdeu a bola para Gabbarini.

O castigo veio minutos depois. Aos 8 minutos, em dividida de Fernando Henrique com Jhojan Julio, o volante do Tricolor tocou o atleta da LDU dentro da área. O árbitro inicialmente não assinalou, mas foi chamado pelo VAR. Após consulta ao vídeo, ele decidiu pelo pênalti, convertido por Alcívar, colocando a LDU em vantagem no marcador.

Após o gol, Grêmio tentou chegar com cruzamentos na área adversária, mas sem sucesso. Nos acréscimos, o Tricolor ainda teve duas faltas.

Na primeira, Jean colocou na área, a defesa afastou e na sobra, Bobsin finalizou. A bola desviou na defesa e saiu pela linha de fundo. Na segunda, mais próximo a grande área, Jean Pyerre carimbou a barreira.

Coletiva

Na coletiva, o atacante Alisson lamentou a eliminação e lembrou que o trabalho de Felipão só está começando. “Sentimos muito. Temos que dar méritos para eles também, uma equipe qualificada”, disse o jogador.

“Tem pouco tempo de trabalho do Felipão, não temos muito tempo para treinar. Estamos evoluindo e queremos dar a volta por cima”, completou.

Já o técnico Felipão lamentou o gols perdidos na partida. “Quando temos a oportunidade precisamos acabar com o jogo”, disse o treinador.

“Quando a gente tem a oportunidade, a gente tem que acabar com o jogo logo. Tivemos em Quito uma oportunidade de ouro e não aproveitamos. Aqui tivemos duas oportunidades e não aproveitamos”, apontou.

Felipão também disse que a partir dessa quarta-feira (21) a chave vai virar. “Amanhã voltamos a pensar no principal campeonato nosso que é o Brasileirão. Temos que nos recuperar no Campeonato Brasileiro para sair dessa situação.”

“Amanhã conversarei com eles, na sexta mostrarei alguns lances que tivemos dificuldades hoje. Temos que trabalhar”, ressaltou o técnico gremista.

“É o que disse o Alisson pra vocês: ‘vamos trabalhar’. Vamos superar essas dificuldades, que é o que a gente pode fazer neste momento para poder dar alguns passos e ficar mais tranquilos até o fim do primeiro turno”, finalizou Felipão.