Covid-19: RS estima vacinar todos os adultos com a primeira dose até 7 de Setembro

O governador do Estado, Eduardo Leite (PSDB), anunciou nesta terça-feira (19) uma nova estimativa para a vacinação de toda a população com a primeira dose até o dia 7 de Setembro, feriado de Proclamação da República. A projeção anterior era para o dia 20 de Setembro, dia da Revolução Farroupilha.

Conforme o mandatário, o novo cronograma depende do envio dos imunizantes pelo governo federal. As vacinas contra a Covid-19 são enviadas exclusivamente pelo Ministério da Saúde a todos os Estados de maneira proporcional às suas populações em cada lote.

“Se não houver mais nenhum susto no fluxo das remessas por parte do governo federal, vamos cumprir a meta de vacinar toda a população adulta até o início de setembro. Dá para dizer que até o dia 7 de setembro a gente espera ter toda a população gaúcha com a primeira dose aplicada, afirmou Leite.

Hoje o Estado possui 5.697.913 primeiras doses aplicadas, o que representa 77,3% dos grupos prioritários e 66,7% da população vacinável, ou seja, todos aqueles com mais de 18 anos. Em relação à segunda dose, o percentual de imunizados é de 45,4%, com 29,2% da população vacinável com as duas doses ou a dose única.