Gigantinho vai abrigar pessoas em situação de rua a partir desta terça-feira

O plano emergencial de acolhimento prevê que 100 pessoas possam dormir dentro do ginásio poliesportivo de Porto Alegre.

Compartilhe:

A exemplo do que ocorreu em 2019, a Prefeitura de Porto Alegre e o Internacional vão abrir o Gigantinho para acolher pessoas em situação de rua. A medida ocorrerá entre terça e sábado, por causa da onda de frio que deve atingir o Rio Grande do Sul nos próximos dias. As mínimas podendo chegar a 2°C em Porto Alegre e região metropolitana. Dois anos atrás, a ação chamou a atenção da sociedade ao dar um abrigo a quem mais precisa.

O plano emergencial de acolhimento prevê que 100 pessoas possam dormir dentro do Gigantinho. A mobilização tem a parceria do Exército, do Sport Club Internacional, Instituto Floresta e de uma rede de apoiadores da sociedade civil que irá viabilizar refeições. Em 2019, antes da pandemia do coronavírus, eram 300 vagas.

“As equipes já estão com um bom trabalho estruturado na Operação Inverno. Agora estamos reforçando as medidas diante da previsão de frio intenso, somando esforços com parceiros da cidade, para dar oportunidade de acolhimento e alimentação nesta fase mais aguda do inverno”, afirmou o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo.

O Gigantinho está sendo estruturado com camas cedidas pelo Exército, kits de higiene doados pelo Instituto Floresta e uma grade de fornecimento de refeições por grupos de voluntários que atuam junto à população de rua na Capital. Conforme a Prefeitura de Porto Alegre, além do espaço na sede do estádio Beira-Rio, há 140 vagas ainda disponíveis na rede própria e conveniada.

As equipes da Fasc (Fundação de Assistência Social e Cidadania) e do Consultório de Rua, da Secretaria Municipal de Saúde de Port Alegre, atuarão com horário estendido na abordagem e busca ativa de pessoas para acolhimento, inclusive durante as madrugadas.

As pessoas acolhidas terão acesso a agasalhos arrecadados na campanha do “POA que Doa”, liderada pelo Gabinete da Primeira-Dama. O objetivo é atender pessoas em situação de vulnerabilidade social. Os donativos podem ser entregues em 17 pontos de coleta espalhados pela cidade e em drive-thrus de vacinação, divulgados no site da prefeitura. Confira os pontos de coleta das doações.

Como vai funcionar o plano emergencial para a onda de frio

Acolhimento no Gigantinho:

  • 100 novas vagas
  • Camas cedidas pelo Exército
  • Kits de higiene doados pelo Instituto Floresta: lençol, toalha, sabonete, escova e pasta de dentes e pente
  • Três refeições diárias: mobilização  dos movimentos e grupos de voluntariado, com grade organizada de entregas de quentinhas
  • Teste rápido de antígeno (TR Ag) para diagnóstico de Covid-19 para toda a população de rua que ingressar
  • Vacinação das pessoas que não estiverem imunizadas
  • A Unimed disponibilizou uma ambulância que ficará à disposição para atendimento no Gigantinho, nas noites de acolhimento, das 19h às 7h.

Demais vagas disponíveis em abrigos:

  • 140 vagas ainda disponíveis na rede própria e conveniada

Quer receber notícias no WhatsApp?
Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Compartilhe:
error: