Frio no RS: São José dos Ausentes registra chuva congelada neste domingo

A previsão é que o frio se intensifique nesta segunda e terça-feira. 

O frio intenso, associado a áreas de instabilidade, causou a ocorrência de precipitação invernal no Rio Grande do Sul neste domingo (18). Também houve registro de temperaturas negativas durante a madrugada. A previsão é que o frio se intensifique nesta segunda e terça-feira.

Conforme o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), a temperatura em São José dos Ausentes, chegou a -0,5°C pouco antes do amanhecer. Mas foi durante a madrugada que houve registro de chuva congelada. Os “grãos” de chuva rapidamente descongelavam em contato com objetos. Conforme moradores, a precipitação ocorreu por volta das 4h da manhã.

Além de São José dos Ausentes, Soledade registrou temperatura negativa neste domingo (18). A mínima foi de -0,1°C. Mas a sensação de frio, por causa do vento, foi bem menor: de -6,4°C.

O frio intenso está associado a um ciclone extratropical avança sobre a costa gaúcha. O sistema causa a intensificação dos ventos entre o Sul, região metropolitana e litoral, com rajadas de 80km/h. Nas demais áreas, sem grandes mudanças. As temperaturas seguem baixas em todo o Estado e devem ficar menores na segunda e terça-feira, com o avanço de uma massa de ar polar.