Frio intenso: RS tem mínima de -4°C na Serra e Porto Alegre volta a bater recorde de baixa temperatura

A intensificação da massa de ar seco, de origem polar, fez o Rio Grande do Sul ter o amanhecer mais frio de todo 2021 até agora.

Os meteorologistas afirmaram que o frio intenso prosseguiria e acertaram mais uma vez. A intensificação da massa de ar seco, de origem polar, fez o Rio Grande do Sul ter o amanhecer mais frio de todo 2021 até agora. A previsão, a partir de hoje, é de que o frio siga ficando mais ameno dia após dia.

A menor temperatura registrada no Rio Grande do Sul, nesta sexta-feira (30), foi em Bom Jesus, nos Campos de Cima da Serra, com -4,2°C, conforme dados das estações do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia). Cidade próxima, São José dos Ausentes teve mínima de “apenas” -0,5°C. Também na Serra, Serafina Corrêa teve mínima de -3,1°C.

Quaraí, na Fronteira Oeste, – a campeã do frio em 2019 e 2020, que chegou a registrar até -5°C – teve mínima, hoje, de -0,7°C. Quase a mesma temperatura de Passo Fundo, na região Norte, que teve -0,6°C e que empatou com Alegrete. Bagé, na Campanha, e Campo Bom, no Vale do Sinos, empataram em 0°C.

Já a Capital, Porto Alegre, teve o amanhecer mais frio do ano de 2021, desbancando a marca de quarta-feira. Conforme dados da estação do INMET no Jardim Botânico, a temperatura foi 2,1°C (positivos). O Agora RS opta por usar apenas dados oficiais do INMET.

No entanto, outras estações particulares em Porto Alegre registraram temperatura muito menor que no Jardim Botânico. No bairro Passo da Areia, uma estação particular registrou temperatura de -4,3°C.