Prosseguem buscas a dois bombeiros estão desaparecidos após incêndio no prédio da SSP

Eles atuavam no combate ao incêndio no prédio-sede da Secretaria. Parte do edifício desabou por causa do sinistro.

Prossegue na manhã desta quinta-feira (15) as buscas aos dois bombeiros militares que desapareceram no incêndio que atingiu o prédio-sede da SSP (Secretaria da Segurança Pública). Eles atuavam no combate ao incêndio no prédio-sede da Secretaria. Parte do edifício desabou por causa do sinistro, que começou por volta das 21h de quinta-feira (14).

A informação sobre o desaparecimento foi divulgada pela SSP a 1h07 da madrugada desta quinta-feira (15). As buscas ainda não foram iniciadas, pois não há segurança nos escombros. Também há risco de novos desabamentos no que sobrou do prédio.

Os militares desaparecidos foram identificados como o oficial de serviço de dia de Porto Alegre, 1º Tenente Deroci de Almeida da Costa, e o 2º Sargento Lúcio Ubirajara de Freitas Munhós, servidor do Comando-Geral da Corporação, que deslocou voluntariamente para auxiliar os colegas.

Em entrevista coletiva, o governador Eduardo Leite afirmou que a prioridade é localizar os bombeiros. De preferência, com vida. “Essa é a nossa absoluta prioridade. A localização do oficial de serviço e o sargento que o acompanhava”, afirmou o governador, que não citou os nomes dos militares. Conforme Leite, eles tentavam localizar qualquer pessoa que estivesse ainda nas dependências do prédio tomado pelas chamas.

“Nossa prioridade passa a ser a localização dos dois colegas bombeiros. Ao mesmo tempo em que damos sequência às ações do gabinete de crise, estaremos monitorando os trabalhos. Também estamos adotando todas as medidas de precaução, em parceria com a Prefeitura de Porto Alegre, para isolar as áreas próximas e evitar a ampliação dos danos. O governo está em ação permanente para não paralisar os serviços e garantir a mais rápida apuração possível”, afirmou o vice-governador e Secretário da Segurança Pública do Estado, Ranolfo Vieira Júnior, na madrugada desta quinta-feira.

“A SSP informa que, com as ações de combate ao incêndio em prédio-sede, tendo passado à etapa de rescaldo, verificou-se que dois bombeiros que atuavam no combate estão desaparecidos. Assim que houver condições de adentrar às instalações, serão iniciadas buscas para confirmação de vítimas. Novas informações serão comunicadas oportunamente”, afirmou a SSP, em nota.