Ciclone vai mudar o tempo no RS; área de instabilidade vai provocar chuva e vento forte

Segundo a previsão, no Litoral e na Serra, os ventos devem ser mais intensos, chegando perto de 80km/h.

O tempo vai mudar bastante no Rio Grande do Sul durante essa semana. Segundo o Climatempo, um sistema de baixa pressão atmosférica que se forma sobre o Uruguai começa a se desenvolver e, nas próximas horas, o sistema vai para o oceano e se organiza como um ciclone extratropical.

Posteriormente, o ciclone dará origem a uma nova frente fria que vai avançar pelo o Rio Grande do Sul. O deslocamento do sistema será rápido, mas o destaque vai ser a grande mudança em relação aos dias anteriores. Depois de vários dias secos e até quentes em algumas do Estado, volta a chover e a fazer frio.

Na terça (13), o tempo ainda segue firme e com sol em todas as áreas do Estado gaúcho. De acordo com a previsão, na quarta-feira(14) o tempo muda e a chuva já se espalha sobre áreas do Rio Grande do Sul e na quinta-feira já deve chover em praticamente todo o Estado.

Há risco de chuva forte principalmente na Região Norte do Rio Grande do Sul. Na quinta-feira(15), a área de instabilidade vai provocar rajadas de vento de até 50km/h estado gaúcho. No Litoral e na Serra, os ventos devem ser mais intensos, chegando perto de 80km/h.

Além de mudar o tempo, o ciclone vai deixar o mar bastante agitado no Rio Grande do Sul e Santa Catarina.