Chuva retorna ao Rio Grande do Sul a partir desta quarta-feira

A chuva vai retornar ao Rio Grande do Sul a partir desta quarta-feira (13), conforme dados da Sala de Situação da SEMA (Secretaria Estadual de Meio Ambiente). O motivo é uma área de baixa pressão sobre a Argentina e mais uma frente fria que passa pela costa gaúcha.

As precipitações vão ocorrer de forma mais significativa e com trovoadas na Fronteira Oeste, Campanha e Sul. Apesar disso, a precipitação será pequena. Uruguaiana deve ter o maior volume de precipitação no Estado, com cerca de 15 milímetros distribuídos ao longo do dia.

As mínimas não serão tão baixas. Em Pelotas, mínima de 14°C; Bagé, 15°C; e em Tupanciretã, 16 °C.

Os ventos de norte ganham força e ajudam a elevar as temperaturas, principalmente no período da tarde em toda a metade norte do Estado. Santa Rosa e Frederico Westphalen devem ter máximas de 24°C, enquanto Santa Cruz do Sul terá máxima de 25°C.

Na quinta-feira (15), a área de baixa pressão dá origem a um ciclone extratropical na costa gaúcha e a chuva se espalha para as demais áreas do Estado. Novamente, há risco para chuva forte e trovoadas em alguns pontos, especialmente do Norte, Serra e Litoral Norte.

As temperaturas diminuem, mas o frio mais forte deve ocorrer entre o domingo e o início da próxima semana.