Canoas inaugura a primeira quadra oficial de hóquei do RS

Segundo a Prefeitura de Canoas, hóquei será oferecido para crianças e adolescentes inscritas no programa Atleta Cidadão do Futuro.

Canoas, na região metropolitana de Porto Alegre, inaugurou a primeira quadra oficial de hóquei sobre a grama sintética do Rio Grande do Sul, localizada no Centro Olímpico Municipal.

Segundo a Prefeitura de Canoas, a modalidade é Olímpica e será oferecida para crianças e adolescentes inscritas no programa Atleta Cidadão do Futuro.

A canoense que já foi convocada para a Seleção Brasileira Sub-21 de hóquei, Eduarda da Costa Borges, afirma que os atletas, até então, treinavam em campos de futebol no município.

“Finalmente teremos um lugar para treinar, com grama, goleiras e espaço adequados. Estamos muito felizes com essa valorização do hóquei”, comemora.

O secretário de Esporte e Lazer, Carlos Lanes, afirma que a iniciativa também tem o objetivo de capacitar professores de Educação Física e treinadores, promover campeonatos oficiais e realizar treinamento de equipes.

Os interessados em participar devem entrar em contato com a Secretaria pelo telefone (51) 32361902 ou ir diretamente ao Centro Olímpico Municipal.

O que é o hóquei?

O objetivo do esporte é similar ao do futebol, ou seja, fazer gols no adversário. Entretanto, no hóquei sobre grama utiliza-se tacos para conduzir, passar, driblar e finalizar uma bola de 7,5cm de diâmetro para o gol. Cada time conta com cinco jogadores, que não podem ter contato físico.

Infraestrutura

A quadra já existente foi ampliada, recebeu grama sintética cedida pela Confederação de Hóquei sobre a Grama (CBHG) e foi cercada com tela. Segundo a prefeitura, o investimento total foi de R$ 44.383,02.