Vigilância em Saúde identifica nova cepa do coronavírus em paciente internado em Porto Alegre

Trata-se da variante “C37”, também chamada de andina, pois foi identificada inicialmente no Peru e, também, no Chile. 

Compartilhe:

Uma nova cepa do coronavírus foi identificada em um paciente que está internado no Hospital de Clínicas, em Porto Alegre. Trata-se da variante “C.37”, também chamada de andina, pois foi identificada inicialmente no Peru e, também, no Chile.

O portador da cepa é um motorista de caminhão que está internado no Hospital de Clínicas. O homem, que mora em Itaqui, na Fronteira Oeste, teria feito uma viagem para São Paulo e passou pela Argentina.

O Centro de Vigilância em Saúde do Rio Grande do Sul foi comunicado pelo hospital na segunda-feira (14). Familiares do motorista estão sendo contatados para que realizem testes para Covid-19, na tentativa de identificar se eles também foram contaminados com a cepa C37.

É o primeiro caso identificado no Estado desta nova variante. Ainda não se sabe se ela é mais transmissível ou causa sintomas mais fortes que as outras variantes, como a identificada em Manaus, no Reino Unido ou na Índia.

Não há maiores informações – como idade e estado de saúde – do paciente para preservar a identidade do paciente. Ele segue em tratamento na instituição, mas não há informação se na ala ambulatorial ou de terapia intensiva.


Compartilhe: