Servidores são presos por desvio de vacinas contra Covid-19 em Viamão

O imunizante estaria sendo vendido de forma clandestina pelos servidores de Viamão, conforme a investigação da Polícia Civil. 

Dois servidores da Secretaria Municipal de Saúde de Viamão foram presos pela Polícia Civil nesta quinta-feira (9), em uma ação contra possíveis desvios da pasta. Eles são suspeitos de desviar doses da vacina CoronaVac, contra a Covid-19. O imunizante seria vendido de forma clandestina, conforme investigação da Polícia Civil.

Em um dos mandados cumpridos na Operação Galeno, os policiais encontraram um frasco da vacina CoronaVac. O imunizante estava parcialmente consumido, segundo identificaram os agentes. A polícia ainda não sabe quem estava sendo imunizado com as doses da vacina. Se identificadas, elas responderão por crime de corrupção ativa, se tiverem pago valores para a aplicação clandestina do imunizante.

No local da busca e apreensão, também foram encontrados medicamentos com princípio ativo classificado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) como causadores de dependência física e psíquica, além de quantia expressiva de insumos médicos desviados do acervo municipal do SUS. Entre os materiais localizados estão grande quantidade de seringas.

Mas as apreensões não ficaram apenas nisso. Os policiais encontraram receituários médicos com timbres de diferentes instituições de saúde em branco, inclusive para medicamentos controlados, de receita azul. Outra apreensão foi de dois carimbos com nome e CRM (registro do Conselho Regional de Medicina) de médicos gaúchos e, ainda, cartuchos de munição .762, que é de uso restrito das forças armadas e policiais.

Os servidores foram presos em flagrante pelos crimes de peculato, infração de medida sanitária preventiva majorada e tráfico majorado de drogas. Eles terão representação para que sejam afastados cautelarmente das suas funções.

A investigação teve origem em uma denúncia formulada pelo Poder Executivo Municipal. Uma investigação foi aberta pela Prefeitura de Viamão para apurar os possíveis desvios. Outra investigação que será aberta é para identificar a origem das munições apreendidas.