Saúde prevê aplicar 1ª dose em mais de 530 mil gaúchos ainda neste mês

Estimativa contabiliza doses que já chegaram e remessa do imunizante da Janssen, que tem dose única e que chegam na próxima semana

Compartilhe:

O Rio Grande do Sul pretende imunizar, nas próximas semanas, mais de 500 mil gaúchos contra a Covid-19. O avanço da vacinação ocorre graças à chegada de 537.350 doses. Entre elas, estão doses da AstraZeneca, Pfizer e da farmacêutica Janssen, da Johnson & Johnson, que chegará no início da próxima semana e será a quarta opção de imunização contra o coronavírus em solo gaúcho.

Ontem (9), chegaram 219.500 doses da vacina Oxford/AstraZeneca, que são produzidas no Brasil pela Fiocruz. Os imunizantes devem ser distribuídos a partir de hoje (10) para todos os municípios gaúchos. As doses serão transportadas da Central de Imunibiológicos, em Porto Alegre, para as Coordenadorias Regionais de Saúde por via terrestre e aérea.

Vacina da Janssen 

O primeiro lote da vacina da Janssen conterá 171.600 doses, com data de vencimento em 27 de junho. De acordo com a diretora do Cevs (Centro Estadual de Vigilância em Saúde), Cynthia Molina Bastos, o Rio Grande do Sul tem condições de usá-las dentro do período, uma vez que a logística de distribuição das doses acontece em até 24 horas para todas as 18 Coordenadorias Regionais de Saúde. “Os municípios que receberem essas vacinas terão que priorizar o uso delas. Pode-se fazer mutirão, drive-thrus ou outras estratégias para conseguir usar as doses em tempo hábil”, afirma a diretora.

A vacina da Janssen tem o benefício de ser dose única. Ela tem eficácia de 85% para casos graves da doença e está liberada para uso emergencial no Brasil. A tecnologia usada para a fabricação deste imunizante é vetor viral com adenovírus humano recombinante.

Como fica a vacinação

As doses da Oxford/AstraZeneca e Janssen estão sendo calculadas com as 146.250 imunizantes da Pfizer, recebidas na terça-feira. As doses da Janssen não têm data de distribuição definida, uma vez que o Ministério da Saúde ainda não confirmou o voo em que elas chegarão ao Estado.

Essas vacinas serão utilizadas para iniciar a vacinação da população geral, contemplando 100% das pessoas com 59 e 58 anos; atender 37% do grupo de trabalhadores das Forças Armadas; e ainda, serão distribuídas vacinas para completar 100% a primeira dose dos públicos:

  • pessoas com deficiência permanente;
  • pessoas em situação de rua;
  • população privada de liberdade;
  • funcionários do sistema prisional;
  • trabalhadores da educação.

Os municípios que atingirem todos os grupos elencados pela resolução poderão avançar na campanha, aplicando vacina na população em geral com 57 anos e ir baixando a faixa etária conforme atingirem 100% desta parcela da população.

Até setembro, o Governo do Estado estima vacinar com a primeira dose toda a população gaúcha maior de 18 anos.

Quer receber notícias no WhatsApp?
Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Compartilhe:
error: