Rio Grande do Sul tem alertas para temporais e chuva intensa entre hoje e quarta

Há risco de grandes volumes de chuva, principalmente na quarta-feira, em parte do Estado, com potencial para transtornos.

O Rio Grande do Sul tem novos alertas para ocorrência de temporais entre esta terça-feira e a quarta. O motivo é a autuação de áreas de instabilidade em médios e altos níveis da atmosfera, conforme a Sala de Situação da Secretaria de Meio Ambiente. Há risco de grandes volumes de chuva, principalmente na quarta-feira, em parte do Estado, com potencial para transtornos.

Nesta terça-feira, a chuva persiste durante o dia em todas as áreas do Rio Grande do Sul, com fraca à moderada intensidade. Por conta disso, o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um alerta para ocorrência de temporais em todo o Rio Grande do Sul. Pontualmente a chuva pode vir acompanhada de trovoadas.

Mas, nesta quarta-feira, as precipitações ganham força em parte do RS. As instabilidades em diferentes níveis da atmosfera seguem atuando e mantendo a condição de chuva fraca à moderada, mas com volumes elevados. A Sala de Situação da Secretaria de Meio Ambiente colocou em estado de atenção as regiões Norte, Serra, metropolitana e Litoral Norte.

Conforme o órgão, há risco de descargas elétricas, especialmente na região Norte. Acumulados mais significativos são esperados na faixa Leste do Rio Grande do Sul, especialmente na região do Litoral Norte. As precipitações devem ocorrer entre a noite de terça-feira e a manhã de quarta, conforme os meteorologistas.

De acordo com o INMET, nesta quarta-feira, há risco de alagamentos, deslizamentos de encostas, transbordamentos de rios, em cidades com tais áreas de risco. Também podem registrar chuva forte a região metropolitana de Porto Alegre, Vales do Sinos e Paranhana e parte da Serra.

No oeste gaúcho, a chuva começa a perder intensidade, dando lugar ao sol.