Rio Grande do Sul tem alerta para ventania, temporais e mar agitado

O INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu três alertas para ocorrência de fenômenos meteorológicos no Rio Grande do Sul.

Compartilhe:

O INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu três alertas para ocorrência de fenômenos meteorológicos no Rio Grande do Sul. As advertências são válidas entre esta quarta e amanhã, quinta-feira (24). Podem ocorrer vendavais, chuva intensa e, no Litoral, ventos costeiros. Há risco de ressaca em alto mar, com ondas de até cinco metros de altura.

O aviso mais abrangente para a possiblidade de fenômenos meteorológicos vale para todo o Estado. É o risco da ocorrência de vendavais em todas as regiões gaúchas. A ventania pode ter rajadas de vento entre 60 e 100 quilômetros por hora. O INMET adverte para o risco de queda de árvores, o destelhamento de residências e danos em edificações e plantações.

Na Fronteira Oeste, a Campanha e o Sul gaúcho há alerta para tempestades. Conforme o órgão, há condições para chuva intensa, com ventos e possibilidade de queda de granizo. As precipitações podem chegar a 100 milímetros e os ventos podem ter rajadas de 60 a 100 quilômetros por hora. O INMET alerta para risco de corte no fornecimento de energia, estragos em plantações, queda de árvores e risco de alagamentos.

No Litoral, o instituto de meteorologia adverte para ocorrência de ventos costeiros. Conforme a Marinha do Brasil, há risco de ventania em toda a costa do Rio Grande do Sul, desde o Chuí até Laguna (SC). O vento pode alcançar rajadas de 90 quilômetros por hora em alto mar, com rajadas. Em alto mar, as ondas podem variar de três a cinco metros de altura e a navegação é desaconselhada.

Como fica o tempo

Um sistema de baixa pressão atmosférica que está no Paraguai, aliado a um corredor de umidade, provocam chuvas e temporais isolados no Rio Grande do Sul nesta quarta-feira. As tempestades podem ocorrer entre o noroeste, centro, fronteira oeste, campanha e sul gaúcho. Há risco de descargas elétricas, eventual queda de granizo e rajadas de vento.

Na quinta-feira, uma nova frente fria se forma, intensifica e espalha a chuva para as demais áreas do Estado. Mais uma vez há risco de temporais, com potencial para ventos intensos, granizo e trovoadas. Na sexta, a frente fria se afasta e a chuva perde força.

Quer receber notícias no WhatsApp?
Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Compartilhe:

Os comentários estão encerrado.

error: