Rio Grande do Sul tem alerta para temporais e chuvas intensas neste sábado

A chuva será provocada por uma frente fria, que vai mudar o tempo no Sul do Brasil durante este fim de semana. 

O INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu uma advertência para fenômeno meteorológico adverso para todo o Rio Grande do Sul, Oeste e Serra de Santa Catarina. A advertência é referente ao risco de chuvas intensas. Algumas cidades podem ter acumulado expressivo de precipitação. A chuva será provocada por uma frente fria, que vai mudar o tempo no Sul do Brasil durante este fim de semana.

Conforme o INMET, há risco das pancadas de chuva causarem transtornos para a população. Dentre eles estão o risco de alagamentos, deslizamentos de terra em encostas e transbordamento de rios em áreas que possuam essas áreas de risco. O aviso é válido entre as 11h da manhã deste sábado (5) e as 11h da manhã de domingo (6).

O alerta é motivado por uma nova frente fria que vai avançar para o Rio Grande do Sul entre hoje e amanhã. Nuvens carregadas estão sobre o Uruguai e avançam em direção ao Estado. No decorrer deste sábado, o sistema traz nuvens pesadas. Há possibilidade de pancadas intensas, com potencial para transtornos. As maiores precipitações devem ocorrer na região da Campanha e Fronteira Oeste.

Em Porto Alegre e região metropolitana, a chuva está prevista para chegar entre o fim da tarde e a noite de sábado. Por causa do calor antes das instabilidades, não se pode descartar chance de temporais. O acumulado de chuva previsto neste sábado é baixo, apenas 3 milímetros.

No domingo, a chuva avança para Santa Catarina e Paraná.