Previsão de chuva volumosa e frio intenso, com temperaturas negativas, nos próximos dias no RS

Novo ciclone extratropical vai afetar o tempo no estado, principalmente na Campanha e na Região Sul.

Os próximos dias serão de frio intenso, geadas e altos volumes de chuva em todo o Rio Grande do Sul, de acordo com o boletim meteorológico divulgado pela Seapdr  (Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural).

Entre essa sexta-feira (25) e sábado (26), a propagação de uma área de baixa pressão e uma frente fria provocarão chuva intensa, com altos volumes acumulados e temporais isolados na maior parte do Estado, de acordo com a Seapdr.

No domingo (27), o céu encoberto e a chuva predominarão nos setores Norte e Nordeste, enquanto o restante do Estado terá tempo seco e grande variação de nuvens.

“Mas o ingresso de uma forte massa de ar frio provocará o acentuado declínio das temperaturas em todas as regiões”, disse a Seapdr.

Na segunda (28), a presença do ar seco e frio manterá o tempo firme, com temperaturas negativas e ampla formação de geadas em diversas regiões do Rio Grande do Sul.

Na terça (29) e quarta-feira (30), o ar frio, com formação de geadas, continuará predominando, e o deslocamento de um ciclone extratropical no oceano provocará pancadas de chuva e fortes rajadas de vento entre a Campanha e a Região Sul.

Segundo a Seapdr, os volumes esperados deverão oscilar entre 60 e 90 mm na maioria das localidades e somente na faixa Norte estão previstos valores inferiores a 50 mm.

Na Campanha, Fronteira Oeste e Missões os totais deverão oscilar entre 90 e 110 mm e poderão superar 150 mm em algumas localidades.