Prefeitura de Porto Alegre lança funcionalidade para agendar vacinação contra a covid-19

Para agendar a vacinação é necessário acessar o aplicativo, verificar os locais e escolher os horários disponíveis. 

A população de Porto Alegre passa a contar, a partir desta terça-feira (22) com a possibilidade de agendamento da vacinação contra a covid-19.

Segundo a Prefeitura de Porto Alegre, a funcionalidade estará disponível no aplicativo 156+POA.

“É um avanço muito importante no nosso esforço de imunizar cada vez mais e melhor, mantendo Porto Alegre como a capital que mais vacina seus cidadãos. Além do empenho das nossas equipes de saúde e dos parceiros que nos apoiam, agora temos também a tecnologia desenvolvida no próprio município para nos ajudar a enfrentar a pandemia”, ressalta o secretário municipal de saúde Mauro Sparta.

Para agendar a vacinação é necessário acessar o aplicativo, verificar os locais e escolher os horários disponíveis. A fase inicial terá caráter experimental, para avaliar em tempo real e de forma efetiva as potencialidades do sistema.

Começa por três unidades de saúde (Morro Santana, Tristeza e São Carlos), onde o agendamento estará disponível no horário das 18 às 21h.

“O acesso à vacinação durante o período da noite é mais uma forma de imunizarmos os porto-alegrenses. Aqueles que têm dificuldade de acessar as unidades de saúde no período do dia, com esse agendamento, não perderão a oportunidade e o município aumentará sua capacidade de vacinação”, explica a diretora de Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde, Caroline Schirmer.

Blocos

Os atendimentos serão em blocos de 20 em 20 minutos, oferecendo cinco agendamentos por bloco. Segundo a prefeitura, o serviço via aplicativo será ampliado na medida em que forem chegando novas remessas de vacinas.

Nesta primeira etapa o aplicativo só estará disponível para celulares Android. A Procempa já está trabalhando para ampliar o uso desta tecnologia para outros aparelhos, conforme aponta a diretora técnica da Companhia, Débora Roesler.

“A Procempa dispõe de uma equipe altamente qualificada para atender exclusivamente as demandas da saúde”, ressaltou.

Faixa etária 

Será mantida nesta terça  a aplicação da primeira dose contra covid-19 para as pessoas com 50 anos ou mais em Porto Alegre. Conforme a Secretaria Municipal de Saúde, não há vacinas suficientes para fazer uma nova ampliação da faixa etária.